Foto: Rian Lacerda (Diário)
Moradores da Rua Radialista Osvaldo Nobre, no Bairro Juscelino Kubitschek, zona oeste de Santa Maria, mobilizaram-se para cobrar melhorias na via após enfrentarem alagamentos e retorno de esgoto para dentro das residências. O problema, agravado pela falta de escoamento da água da chuva, motivou pedidos de providência à prefeitura e à Corsan/Aegea, que confirmou o início dos reparos na tarde desta quinta-feira (8).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A rua de chão batido apresenta buracos e acúmulo de água com coloração escura e com mau cheiro. Segundo os relatos dos moradores à rádio CDN (93,5 FM), uma intervenção recente na rede de saneamento teria danificado a tubulação pluvial, impedindo o escoamento adequado. A comunidade reivindica uma solução.
A advogada Inês Silva da Luz, 56 anos, relata que a situação piorou nas últimas semanas.
– É esgoto a céu aberto, invasão nas casas. A casa da vizinha inundou. É uma obra que não foi projetada conforme os moradores. A população aumentou, mas a rede fluvial e a de esgoto continuam a mesma – afirma Inês.
Rotina afetada
Os moradores relatam dificuldades de locomoção e riscos à saúde. No Natal, algumas famílias ficaram ilhadas.
– Ontem (quarta-feira (7), minha irmã teve que pegar um carro de aplicativo para poder chegar até a casa, porque não tinha como andar na rua, era um lago – conta Inês.
Outra moradora, Mari Pozzer, 65 anos, mostrou à reportagem canos quebrados na lateral da via e cobrou agilidade.
– O problema só deu depois que fizeram essa nova rede de esgoto. Chove, alaga e agora alaga com esgoto junto. Entra dentro das casas – descreve.
A aposentada, Maria Marçal, 73 anos, pede uma solução definitiva.
– Nunca tinha acontecido isso antes. A gente paga nossos impostos, nós temos que ter uma recompensa, o mínimo – afirma.
Veja e reveja
Solução encaminhada
Em resposta à demanda da comunidade, a Corsan informou que realizou uma vistoria com a prefeitura no local e constatou haver danos na rede pluvial decorrentes da obra de implantação da rede de esgoto cloacal.
A companhia comunicou que, na tarde desta quinta-feira (8), iniciará uma obra de recuperação da rede de drenagem em parceria com o Executivo municipal para solucionar o problema de escoamento relatado pelos moradores.
Também procurada, a prefeitura de Santa Maria não havia encaminhado uma posição até a publicação desta matéria.
Nota da Corsan/Aegea
A Corsan informa que realizou, juntamente com prefeitura, uma vistoria na Rua Radialista Oswaldo Nobre, no bairro Juscelino Kubitchesck, em Santa Maria, e constatou haver danos na rede pluvial causados pela obra de implantação da rede de esgoto cloacal. Na tarde desta quinta-feira, 8, a Companhia e a prefeitura irão iniciar uma obra de recuperação da rede de drenagem, o que deve solucionar o problema de escoamento da água da chuva naquela rua.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.